Dalai Lama

O Dalai Lama é o líder espiritual do Tibete e chefe de uma linhagem de mestres da escola Gelug do budismo tibetano, reconhecido por todas as tradições do budismo no país. Entre os séculos XVII e 1959, os dalai-lamas exerceram também a liderança política do Tibete, com sede em Lhasa.

O atual dalai-lama, Tenzin Gyatso (nascido em 1935), é considerado a manifestação de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da compaixão. Desde 1959 vive no exílio, liderando a Administração Central Tibetana. Em 2011, manifestou desejo de renunciar à liderança política, mas foi mantido no cargo por seus ministros.

O título “Dalai Lama” significa “Oceano de Sabedoria” (dalai, em mongol = oceano; lama, em tibetano = mestre/guru). Após a morte de cada dalai-lama, seus discípulos iniciam a busca por sua reencarnação, chamada tulku.

Embora muitas vezes visto como chefe da escola Gelug, essa posição pertence oficialmente ao Ganden Tripa, autoridade temporária nomeada pelo dalai-lama. No Ocidente, é frequentemente chamado de “Sua Santidade”, além de epítetos tibetanos como Gyawa Rinpoche (“grande protetor”) e Yeshe Norbu (“grande joia”).