Charles Chaplin

Blank

Charlie_Chaplin_portrait.png
Charles Chaplin, cerca de 1920

Charles Spencer “Charlie” Chaplin, Jr. (1889–1977) foi ator, comediante, diretor, roteirista, cineasta e músico britânico, considerado um dos maiores artistas da história do cinema. Tornou-se ícone da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso da mímica e da comédia pastelão.

Seu personagem mais famoso, The Tramp (Charlot, Carlitos ou “O Vagabundo”), simboliza o andarilho pobre com gestos refinados e dignidade de cavalheiro. Chaplin atuou, dirigiu, escreveu e produziu seus próprios filmes, entre eles O Garoto, Em Busca do Ouro, Luzes da Cidade, Tempos Modernos e O Grande Ditador.

Influenciado por Max Linder e contemporâneo de Mary Pickford e Douglas Fairbanks, fundou a United Artists em 1919. Sua carreira durou mais de 75 anos, atravessando a Primeira Guerra Mundial, a Grande Depressão e a ascensão de Hitler, período em que levou humor e alívio a milhões de pessoas.

Reconhecido como um dos “pais do cinema”, Chaplin recebeu inúmeras homenagens em vida, incluindo o título de Cavaleiro do Império Britânico, a Légion d’Honneur francesa, doutorado honorário pela Universidade de Oxford e um Oscar especial em 1972 pelo conjunto da obra.