Sozinho vamos longe. Em grupo, vamos muito mais!

Às vezes definimos metas que são atingíveis.  Mas, não as atingimos.  Por mais que nos esforcemos, sempre acaba acontecendo algo e não atingimos nossa meta.

Em 24 de outubro de 2012 comecei a correr.  O tempo que levei para conseguir correr 5km sem paradas foi bastante curto.  Em 2 de dezembro participei de minha primeira prova de 5km e a completei abaixo de 30 minutos (4 segundos acima dos 29 minutos, para falar a verdade).  Isso foi extremamente motivador.

O próximo passo era manter o volume de treinos.  Venho, desde que comecei a correr, mantendo o volume de exercícios.  Esse mes de março de 2013 foi onde ocorreu o maior hiato, mas mesmo assim não foi algo que comprometesse meu desempenho.

Eu vinha desde fevereiro aumentando a distância que corria, tentando chegar aos 10km.  Essa era minha meta.  Juntamente com disputar provas em setembro e dezembro nessa distância…

Estava bastante difícil.  Começava a correr -- sozinho, como faço em 99% das vezes -- e conseguia exceder em pouco os 6km…  Sozinho, eu ia atingir a minha meta e correr os 10km até dezembro (com uma meta ainda mais agressiva de fazê-lo para a prova de setembro). Mas, confesso que a motivação estava caindo.

Até que há 3 dias um amigo me convidou para correr com um grupo de conhecidos dele um trecho de 10km. Certificando-me que era em um ritmo que eu poderia acompanhar, aceitei.

E… Pasmem, consegui. Mas, não basta fazer apenas uma vez… Hoje fui novamente correr 10km. E fi-lo outra vez! Desta vez, com 5 minutos a menos que na última quinta-feira.

Sozinho, eu chegaria lá. Mas, graças à ajuda da equipe, do grupo, cheguei antes do esperado.

Estou até mesmo considerando já correr 10km em junho ao invés de setembro… :-)

O efeito colateral é bater uma outra meta que estava me incomodando por sempre chegar bastante perto mas nunca atingi-la desde que a defini há 3 meses atrás: correr 70km no mês.

Nos últimos dias, já foram mais de 20km corridos… Logo essa meta de 70km perde seu significado e deve ser mudada para algo desafiador.

Sei que posso me desafiar pois tenho uma excelente equipe de amigos para me ajudar a atingir metas cada vez mais desafiadoras.

​Contar sempre com uma boa equipe é a maior segurança que podemos ter. Reconheça os talentos, reconheça as diferenças e esteja disponível para eles. O retorno é sempre muito maior do que o que você der.