O lado crítico do trânsito
Acho que hoje acordei crítico.
Concordo que a maioria dos motoristas abusam (principalmente os pilotos de moto, motoristas de ônibus e taxistas - estes dois últimos deveriam ser exemplos, já que vivem do trânsito). Concordo que os pedestres devem ter prioridade.
Mas, quando serão aplicadas multas aos pedestres? Atravessam as ruas desrespeitando a sinalização para eles, vêem o carro vindo e mesmo assim atravessam a rua (motoristas devem prestar atenção, mas todos sabemos que vários não prestam, mexem no celular, rádio, etc.), esperam foram da calçada para atravessar…
Quando me vêem esperando o sinal de pedestres abrir para atravessar a rua parece que algumas pessoas vêem um alienígena. Outros olham para mim repetidas vezes antes de atravessarem com o semáforo de pedestres fechado (e comumente ao chegarem ao meio da rua o semáforo abre, o que não lhes dá nem 10 segundos de ganho de tempo).
O que me revolta é ver que essas pessoas que "têm pressa", logo após atravessar a rua, param para olhar lojas, andam devagar, etc. Qual era a pressa? Será que as pessoas valorizam tão pouco a própria vida?
Já reclamei dos ciclistas que não respeitam a sinalização antes (O (des)respeito as leis e a impunidade), devo ter mencionado os pedestres também alguma vez.
Sou adepto da máxima: "faça aos outros o que queres que façam a ti". Dar o exemplo, cumprir as leis. Mesmo sendo poucos, a mudança sempre começa com uma única pessoa. Dê o exemplo e respeite a sinalização.