Início de mês: planejamento!

Uma das melhores épocas para se planejar algo é, coincidentemente, o início do mês.

A essas horas já fizemos o pagamento de várias contas, alguns almoços e o desespero do salário acabando ainda não é realidade para a maioria. (Se é para você, então há ainda mais um motivo para planejar!)

O início do mês é propício também pois já entregamos os relatórios referentes ao mês anterior (ou já os recebemos) e iniciamos o processo de análise para entender o quanto aquilo que foi realizado se aproximou do que deveria ter sido feito: o planejado.

Algumas vezes temos surpresas positivas — se não é um saldo positivo resultado de uma ação proposital, é uma surpresa! — enquanto outras são negativas.

Planejar essas intervenções extras também é necessário e torna-se cada vez mais fácil conforme o nível de conhecimento do negócio e o nível de maturidade da organização aumentam.

Aproveite o início do mês e planeje. Aproveite também para comparar o que foi planejado no mês anterior com os relatórios entregues/recebidos. Variações devem ser estudadas e contempladas nos próximos meses. Tudo o que não é planejado, é uma surpresa e você pode ter sorte de ser boa, ou azar de ser ruim… Não dê chance ao azar.

Você já planejou o seu mês? E o seu ano? Sua carreira?

Boa sorte!