“Calma! Um problema de cada vez!”

"Calma! Um problema de cada vez!”

Ouvi-me dizendo estas frases duas vezes essa semana. Para duas pessoas diferentes.

Não sei se é uma mania, uma qualidade ou uma preocupação extrema com as consequências de algumas ações, mas nestas duas ocasiões meus interlocutores estavam tentando resolver problemas que ainda não existiam e que poderiam nunca existir.

Mitigar riscos é extremamente importante, mas é preciso que esta ação seja coordenada e pensada. Quando há muito impulso corremos o risco de nos deixarmos paralisar por algumas das possíveis consequências de nossos atos.

A minha recomendação foi de primeiro resolvermos o problema inicial dando os primeiros passos necessários para isso. Uma vez iniciado esse movimento, para e analisar as consequências futuras baseados nos históricos do pais onde a ação seria tomada e, só então, traçarmos planos para os problemas mais prováveis. Com esses mitigados, passamos aos próximos problemas e assim sucessivamente até que todos os problemas possíveis e que exijam alguma ação mitigadora sejam endereçados.

A análise de riscos é extremamente importante tanto para identificar possíveis problemas quanto oportunidades que devem ser exploradas mas não deixe de agir devido a um excesso de planejamento. Saiba identificar o limite e dar o pontapé inicial.

Mova-se! Aja! Sempre de acordo com o planejado.