Organização Geral
Filosofia
Uso algo mais ou menos como o Método PARA - Tiago Forte. É como minhas áreas de trabalho em diversos sistemas operacionais e aplicações (incluindo correio eletrônico) são organizados. Essa organização existe há algumas décadas, muito antes do nome “PARA” surgir.
O que tenho são contextos organizados na forma de diretórios, com automações para novas notas e gestão de algumas notas.
Atividades e modelos repetitivos devem possuir um modelo (template) associado, de modo a permitir a padronização e a inserção de códigos gerais que permitirão uma consolidação mais efetiva das informações. A lista de modelos está aqui.
A organização e a evolução do “sistema” são como em seres vivos, complementando o que já passou quando possível / necessário, mas propagando aquele novo modelo a partir do instante em que é definido. Com isso, pode haver discrepâncias estruturais ou informações aproximadas (datas, por exemplo) para permitir alguma automação.
O histórico de alterações é guardado fora do cofre, via Git e em repositório privado do GitHub.
Backups estão disponíveis nos dispositivos replicados e no OneDrive, que também é usado para sincronizar os dados entre dispositivos. Também passei a usar o Duplicati.
Uma das evoluções é a adoção de notas híbridas com a incorporação das imagens na própria nota ao invés de viverem separadas. Algumas notas serão migradas para este modelo, enquanto outras permanecerão no formato anterior (e outras serão um misto destes dois formatos).
Estrutura de Diretórios
Comuns a todas as áreas de conhecimento / todos os contextos
- 00attachments
Guarda todos os anexos que não sejam imagens (documentos, planilhas, vídeos, arquivos PDF, etc.) e imagens.
Sempre no primeiro nível de uma área de conhecimento, servindo para armazenar os dados de todas as estruturas abaixo deste segmento.
Para detalhes, ver How I handle attachments to my notes in Obsidian (Reddit).
Estruturas / Áreas de conhecimento / Contextos
Templates ou Modelos
Automações - Dataview
Nota: eliminei todos esses relatórios. Eram pouco consultados e sempre trabalhei sem eles. Com isso, também, reduzi diversos plugins e acelerei o processo de gestão do meu repositório.
Abaixo a lista que tinha antes de desabilitar essas visualizações de dados: