Organização Geral

Filosofia

Uso algo mais ou menos como o Método PARA - Tiago Forte. É como minhas áreas de trabalho em diversos sistemas operacionais e aplicações (incluindo correio eletrônico) são organizados. Essa organização existe há algumas décadas, muito antes do nome “PARA” surgir.

O que tenho são contextos organizados na forma de diretórios, com automações para novas notas e gestão de algumas notas.

Atividades e modelos repetitivos devem possuir um modelo (template) associado, de modo a permitir a padronização e a inserção de códigos gerais que permitirão uma consolidação mais efetiva das informações. A lista de modelos está aqui.

A organização e a evolução do “sistema” são como em seres vivos, complementando o que já passou quando possível / necessário, mas propagando aquele novo modelo a partir do instante em que é definido. Com isso, pode haver discrepâncias estruturais ou informações aproximadas (datas, por exemplo) para permitir alguma automação.

O histórico de alterações é guardado fora do cofre, via Git e em repositório privado do GitHub.

Backups estão disponíveis nos dispositivos replicados e no OneDrive, que também é usado para sincronizar os dados entre dispositivos. Também passei a usar o Duplicati.

Estrutura de Diretórios

Comuns a todas as áreas de conhecimento / todos os contextos

Sempre no primeiro nível de uma área de conhecimento, servindo para armazenar os dados de todas as estruturas abaixo deste segmento.

Para detalhes, ver How I handle attachments to my notes in Obsidian (Reddit).

Estruturas / Áreas de conhecimento / Contextos

Blank