A mudança, os preconceitos e as oportunidades

Borboleta_casulo.png|float-right|300
"Apenas os mais sábios e os mais idiotas não mudam."
-- Confúcio

A mudança, seja ela qual for, é algo necessário para progredirmos.

Mudanças de moradia nos permitem melhorar nosso padrão de vida ou adaptarmos-nos a uma situação que se tornou necessária. A mudança de emprego permite que saiamos de nossa zona de conforto e do comodismo para que possamos mostrar mais do nosso potencial. A mudança interna, entretanto, permite que enxerguemos o mundo ao nosso redor de forma diferente.

Enxergar o mundo diferente dos demais permite que encontremos soluções mais criativas, algumas vezes melhores, outras vezes nem tanto, mas diferentes.

Essa mudança interior permite também que aprendamos de forma diferente, eliminando preconceitos, abrindo as portas de nossa mente para entender as necessidades daqueles que nos rodeiam e, exercendo nosso papel de cidadãos, colegas, líderes podermos melhorar a situação ou dar uma oportunidade a outrem.

Há algumas semanas, foi-me dada uma oportunidade que eu não esperava. Algo que eu, pela minha natureza, não iria atrás mas que está se tornando extremamente recompensador pela imensidade de novos conhecimentos. Nessa oportunidade participo de fóruns, grupos e ações focados em diversidade e inclusão. E estou aprendendo a compartilhar as lições do dia-a-dia com quem me rodeia e em algumas oportunidades com toda a empresa.

Digo que não iria atrás sozinho pois toda a minha educação é essencialmente técnica. Obviamente que os anos atuando como gestor moldaram-me muito além do que a engenharia criou, mas continuo muitas vezes extremamente racional. Esta oportunidade vem, então, fazer-me uma pessoa melhor pois obriga-me a pensar em como posso planejar melhor as diferenças e como posso mostrar que essas diferenças agregam um valor que seria impossível atingir / ter sem ela.

No início, as mudanças geram incômodo pois obrigam-nos a ver o mesmo de sempre só que com novos olhos.  E de repente, concluimos que o mesmo de sempre mudou junto conosco.

Essa minha mudança não foi diferente: tenho que pesquisar, estudar, aprender coisas novas o tempo todo. E o meu "mesmo de sempre" também mudou pois consigo de uma forma mais autêntica e sincera colocar-me no lugar de outras pessoas e tentar melhorar o ambiente para elas.  Mas a mudança não para por aí.  Ao colocar-me no lugar das pessoas, consigo explicar e compartilhar os conhecimentos que obtive com os estudos com outras pessoas e então começa uma reação em cadeia de mudanças.

Colocar-me no lugar dos outros permite-me enxergar com mais clareza como as pessoas são preconceituosas -- e eu incluso! -- e trabalhar para mudar a mim mesmo e ajudar àqueles que me rodeiam e que se dispõem a mudar a si próprios.

Com a exposição, novas oportunidades surgem diariamente. Basta arriscar e encará-las.

Já pensaram em todas as mudanças pelas quais vocês passaram nos últimos dias?  Nas últimas semanas?  E nas lições aprendidas com elas?  Tão importante quanto mudar é aprender com a mudança.